sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Vamos ser 3.0?

Tenho passeado muito nos últimos dias na Internet (a boa, não a dos aplicativos) em temas ligados ao pós-humanismo. Explicando de maneira simples, é o seguinte.... se vc tem vontade de fazer uma tatuagem pq é bonito, tem gente que pretende enfiar alguma coisa no corpo pra melhorar o desempenho, resolver um problema físico ou simplesmente não gosta da idéia de a morte estar perto.

É algo ainda meio cru. Ou tem cara de ciborgue ou parece ser coisa de maluco que não sabe lidar com a velhice.

No site de uma dessas que se encaixam no último grupo, eu encontrei algo interessante. Se a gente adotar esse fajutismo de diferenciar a web tradicional da web 2.0 no nosso corpo. Como seria um HUMANO 2.0.... e um HUMANO 3.0?

A resposta está nesse gráfico sobre o ser-humano 3.0.
Pessoalmente, eu não gosto de ser comparado à uma máquina, que precisa de atualizações e versões novas para serem instaladas. Mas, considerando que isso não ocorre em pacotes enviados por uma empresa (como os patchs do Windows) e é uma linha constante, há algo interessante aí.

Há diversos avanços que estão melhorando nossa condição de humano. A Internet é o mais simples deles. Estamos ficando mais inteligentes sabendo usar a rede corretamente. Temos também acesso mais fácil e barato a remédios para evitar doenças que matavam a rodo e alguns penduricalhos q podem nos fazer melhorar. Tem olho ciborgue, perna mecânica em atletas, chips no cérebro, etc.... uns já em uso, outros em teste (em futuros posts darei mais detalhes sobre isso, mas é fácil achar no Google, inclusive em noticiário nacional).

Células Tronco Pluripotentes
....

O gráfico acima foi construído pela Natasha Vita More. O que ela é?....
bom...

Tem aí uma série de coisas no currículo dela. Mas, entenda a dita cuja como uma pós-humana. Natasha é uma senhora que crê q pode driblar a morte. Nos últimos anos ela tem feito muita musculação e mudado a dieta. Hoje ela poderia posar pra Playboy numa boa.... só teria Photoshop nela pra incluir umas coisas para criar a primeira Cyber-pin-up do mundo.

Se tudo der errado, ela já tem inscrição feita em uma das empresas que congelam defuntos para que esperem uma tecnologia superior futura que possa curá-los ou simplesmente fazê-los viver mais (procure criogenia cyogenics no Google).

Há diversos rascunhos de pós-humanos ou humanos aprimorados já por aí. Conhece o cineasta que quer implantar um câmera do olho?Isso é que é cinema realidade... Ou, q tal o professor ciborgue Kevin Warwick que implantou chips no próprio corpo pra facilitar sua vida?
(prometo colocar todos q eu descobrir aqui no blog... e eu já sei q existem outros).

Talvez, Natasha e seu gráfico estejam certos, bem ou mal, corretamente ou beeeemmm de forma tosca, estamos rumando para essa tal de Noosphere.... que, pelo conceito, envolve todas essas tralhas tecnológicas que estamos desenvolvendo.

Ou, simplesmente, estamos deixando mesmo esse conceito de humano 1.0 pra trás.

0 comentários:

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster