sábado, 7 de agosto de 2010

Como fazer e seguir listas no Twitter

Sabe o Who to Follow? ... esqueça.

O recurso de listas no Twitter não é novo. Foi lançado em outubro de 2009 e logo foi amplamente utilizado na rede social de tirinhas. (Pra vc quem tem pressa para uma dica, use o Listorious para achar boas listas - boa ferramenta gratuita) Essencialmente é..... um jeito de fazer listas. Algo de suma importância para o ser-humano depois que ele saiu da caverna.

- pegar água.
- acender o fogo.
- caçar um dente-de-sabre.
- coletar barro vermelho pra retocar a pintura na parede da caverna.
- arrumar um osso bonito pro cabelo da mulher.


Listas ajudam na ROTINA desde que temos rotinas.

Mas, as listas do Twitter não são "o que fazer". São mais sobre "onde está quem". Algo também essencial desde inventaram a roda e começamos a expandir os limites geográficos e conhecer mais pessoas. Esse recurso do Twitter é assim... uma agenda de contatos. Contudo, eu me apaixonei por ele usando na base do "o que saber".

Eu demorei uns três meses para fazer as primeiras listas e as mantive fechadas ao público. Estava testando o modo de usar, tirar o maior proveito. Hoje tenho 32 listas. Vinte são minhas, que é o limite permitido para um perfil criar. Outras 12 são listas que outros criaram e eu achei muito boas.

Opa.. leiam de novo essa última frase --- Esse é o melhor jeito de seguir listas.


Elas dependem de uma curadoria de conteúdo on line. Por isso, investigar os perfis para achar gente que seja um bom filtro sobre determinado assunto é sempre melhor do que tentar criar uma própria de um assunto no qual não se tem completo domínio. Por exemplo, o blogueiro Robert Scoble é especialista em vários assuntos. Dentre as 349 listas que ele segue, várias são interessantes como fonte de informação sobre pessoas e notícias de tecnologia, empreendedorismo digital e tb quem é quem no jornalismo de tech em língua inglesa. Gosta desses assuntos? Vá escarafunchar o dito cujo.

Outro jeito de achar boas listas é ver quem listou determinado perfil e, a partir daí, seguir essa lista ou ver outras que essa pessoa criou. Por exemplo, entre as mais de 12 mil listas q incluem o Scoble, há uma de notícias essenciais diárias, criada pelo @calderonroberto (q eu não conheço nem sigo). É uma boa lista que mistura informação de economia, geral e tecnologia. Esse perfil pode ter outras boas listas. Vá investigar... quem sabe...

Se vc não gostar da escolha dele, pode clicar em um perfil que vc julgue relevante e ver quais as listas que esse outro tem.

Isso pode ser feito várias vezes.

É cansativo. Mas, é uma das essências da Web e que a tornam interessante e geradora de conhecimento.

NAVEGAR fora das rotas. Criar rotas e portos seguros.

O maior segredo é saber quem separa melhor toda a enxurrada de informações pra vc. São esses filtros (ou curadores de conteúdo, numa linguagem mais específica) que vão lhe dar confiança de que a escolha foi certa. Mais do q simplesmente listar, eles separam bem.

Por exemplo. Há muitas listas sobre segurança na Internet. Mas, eu sentia falta de uma que fosse só dos laboratórios de empresas que fabricam produto para isso. Montei, então, uma só disso. Lista de laboratórios de segurança em tecnologia no Twitter. Ela é diferente da outra que criei que é sobre Notícias de segurança digital no Twitter.

As listas do Twitter tem se transformado na minha leitura prioritária do dia. Para mim, têm mais valor do que o noticiário do jornal, já que estão diretamente ligadas ao meu dia-a-dia e não a um interesse generalizado. Elas também superaram meu interesse pela timeline do Twitter. Essa virou um termômetro. Eu sigo muitas pessoas justamente para saber qual é o humor do mundo que passa por mim. Não precisa seguir alguém para colocá-lo numa lista, o q é muito importante para não corromper a timeline... ao menos desse jeito q eu uso.

É por isso que quando me perguntam sobre o Twitter hoje eu já digo logo - entre e se preocupe com as listas. Crie, siga, mescle, brinque com elas.


Na vitrine, o Twitter tem ficado cada dia mais parecido com o que se vê na televisão e na mídia em geral. As listas estão salvando a ferramenta dessa hegemonia.

Eu deveria escrever sobre o novíssimo recurso "Who to follow" (Quem seguir) do Twitter. Mas, ele é inútil para isso que expliquei. O algoritmo dele foi feito baseado em quem é seguido por quem vc segue. Isso me trouxe dezenas de indicações de gente que eu já havia descartado seguir. No fundo, é mais uma padronização. É a cultura de massa. O lado entreguista do Twitter.

Fique com as listas.

Eu cuido muito bem das minhas e elas estão em constante aprimoramento. Também procuro não deixá-las grandes. Há muito perfil que tem o assunto mas na verdade apenas replica. Têm o mesmo papel de uma banca de jornal. Outros são noticiários que bebem na mesma fonte ou publicam a informação tardiamente. Esses precisam ser limpados das listas.

Minhas listas estão todas aqui.

Divirta-se. Compartilhe.

0 comentários:

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster