quarta-feira, 7 de julho de 2010

Provérbios e negócios

O mundo dos NEGÓCIOS sempre procura uma explicação diferenciada sobre como atua e consegue seus lucros. Nessa busca, há algo de cômico e trágico. Na pura enganação com o objetivo de justificar seus fins, algumas frases sempre se destacam e me fazem rir. Adoro, por exemplo, quando os gurus desse ramo lançam um provérbio pra explicar determinadas situações... coisa que aliás é repetida por gerentes a torto e a direito.

Não sei o porque disso. Provérbios não me parecem combinar com o ramo dos negócios. As empresas têm lá uma forma definida de atuar. Se der lucro, OK. Se não der... dane-se.

Sendo assim, qualquer frase feita no mundo corporativo parece mais uma piada de mau-gosto do que um ensinamento. Qdo seu patrão fala, por exemplo, que vc

"tem de vestir a camisa da empresa"
,

na verdade ele está dizendo que seu salário não vai ser lá aquelas coisas e ele vai sugar sua vontade e iniciativa sem pagar nada por isso.

"é preciso fazer mais com menos"

ihhh... se prepara. Cortaram seu budget e não tem qq plano aí. Vc vai ter de se virar com o q tem. O lado bom é q, se vc conseguir sobreviver, será criado um case study pra mostrar como a empresa é inovadora.

xxxx

Duas das expressões mais usadas no mundo dos negócios e que eu acho q não valem nada e, na verdade, têm outras complicações são:

Se a vida te deu um limão, faça uma limonada.
- Oras! Se a vida te deu um limão... sorte sua. Não tem almoço de graça mesmo e vc aí ganhando coisas...

O copo está meio cheio ou meio vazio?
- Não importa se o copo está meio cheio ou meio vazio. O lance é: quem está segurando a garrafa de água?

provérbios são tão chinfrins em negócios.
As fábulas falam mais.

"Pode entrar, pode entrar - disse a aranha pra mosca".

0 comentários:

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster