sexta-feira, 4 de julho de 2008

Sabedoria x Conhecimento

(um post sem links para incentivar o próprio tema exposto)




Vamos combinar uma coisa. Laranjas são laranjas e maçãs são maçãs.
OK?
Agora que já temos consenso sobre as diferenças entre duas espécies de frutos comestíveis, podemos avançar um pouco mais.

Então, vamos combinar outra coisa.
Sabedoria é sabedoria, conhecimento é conhecimento.

Isso vc PRECISA saber.

Ao confundir uma laranja com uma mação vc perde somente o sabor e alguns nutrientes que uma das frutas possui e a outra não. No entanto, ambas são gostosas e trazem benefícios para nosso organismo. Ou seja, se você se confundir, pode sair ganhando, dependendo do caso.

Agora, não distinguir entre sabedoria e conhecimento é um problema grave... e só traz prejuízo. A começar pela sua imagem diante de outros mais eruditos.

Ter conhecimento não é ter sabedoria, embora essa surja, também, com (às vezes, pouco) conhecimento. Temperança, sensatez, reflexão são virtudes de quem tem o saber. A sabedoria vai além. Já quem conhece... bom... apenas faz o que conhece.

Conhecimento é algo técnico. Ele ajuda tarefas do dia-a-dia, profissionais, diversão, escola.... é um levantamento simples de dados.

Muito do que o Google e a Internet (e mesmo muito internauta q se julga o supra-sumo da inteligência) faz é apenas uma mineração e delivery de informação. É conhecimento típico... e técnico. Capturam, consolidam e passam adiante.

Conhecimento é knowledge, em inglês, e cognitio, em latim.
Sabedoria é wisdom e sapientia.

São termos distintos e até nos estereótipos podemos sentir a diferença entre eles.
Quando falamos que alguém é sábio ---> um senhor de roupas simples que vive em isolamento com seus cabelos longos e barbas descuidadas.
Quando falamos que alguém é conhecedor ---> bom funcionário, artesão exímio no seu ofício, atleta de alto nível de profissionalismo, bom naquilo que faz.
E pq estou lembrando disso agora?

Oras, estou cansado de ver muita confusão entre sabedoria e conhecimento quando se fala em efeitos da Internet na vida das pessoas. Há pessoas que acham que a rede deixa as pessoas mais iluminadas, como se isso fosse um toque mágico e metafísico, uma pedra filosofal para tirar as pessoas da obscuridade de suas idéias e rotinas. Muitos que dizem isso são inclusive alguns que se propõem consultores de mídias sociais --- Humpf!!!

Não se pode confundir a tal Sociedade do Conhecimento com uma eventual "Sociedade da Sabedoria". Temos, na realidade, essa primeira... e só. A outra depende de muita coisa ainda. A começar, depende de não confundir laranjas com maçãs.

Conhecimento é a técnica de observação de um objeto qq.
É o domínio da técnica.
É técnico.
É procedimento e controle.
É padrão,
template,
gabarito.

Sabedoria... por outro lado, é a observação sobre a utilidade dos conhecimentos previamente aprendidos. Uma ação reflexiva diante da sua vivência. Uma crítica sobre a prática comum, ...uma coisa para te engrandecer como um todo em coisas que você nem imagina para o dia-a-dia

.... é outra coisa.

A Internet ajuda na busca da sabedoria (e só ajuda, não a é). Muito do que vc precisa para ter saber está lá. Mas, é preciso misturar a Internet com outras coisas: leituras, conversas, pensamentos próprios, debates (e se misturar com Internet).....

E...

fuja.. vou dizer de novo... F-U-J-A dos resultados do page-rank (do Google e qq outro, já q ele é copyright da Universidade de Stanford, na verdade, que o vende para várias empresas) . O page-rank é o típico conhecimento. Vc deve saber o q todos sabem pq isso é bom para o dia-a-dia. Mas, não serve para uma contemplação e reflexão sobre qualquer coisa.

Fuja disso para encontrar a sabedoria. Por exemplo, dá pra achar as diferentes definições de sabedoria de Aristóteles até até Schopenhauer. Mas, as explicações não explicam, principalmente essas de cunho filosófico e sobre esse tema. Vc precisa sair da cadeira ou pelo menos desviar o olhar para a janela, dar uma volta no quarteirão, tomar uma cerveja ou conhaque, pensar sobre o que leu e tirar sua conclusão.

Volte, pesquise mais.

Descobra o q S. Thomás de Aquino falou tb. Pense mais.

Conhecimento é um objeto e como usá-lo. Sabedoria é o que age nisso e, principalmente, em volta disso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Para enriquecer sua sabedoria as principais ferramentas que moldam o conhecimento são, na minha opinião, raciocínio crítico, lógica e pensamento lateral (tb ligado à criatividade).

Bom post, esclarecedor e saudável.

Pedro Nunes disse...

Sem contar que a sede de conhecimento, se não estiver aliada a uma boa dose de sabedoria, pode conduzir a pesquisa a pontos inaceitáveis.

Que o digam os médicos nazistas que dissecavam pessoas vivas "só pra ver como era", na segunda guerra mundial.

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster