segunda-feira, 7 de julho de 2008

Contra o clima de medo e vigilância na Web

O projeto de Lei do senador Eduardo Azeredo (PSDB de Minas Gerais)é a bola da vez na parte engajada e consciente da Internet brasileira. Vários blogs estão postando algo contra a idéia de criar um clima de vigilância e medo na rede, usando-se a desculpa que há muitos crimes virtuais por aí.

Nada contra que se prendam bandidos. Não é esse o caso. O problema está em como o texto se enrola e deixa falhas ao definir o que é crime e quem é bandido. Um prato cheio para qualquer autoritarismo.

A tática, só para traçar um paralelo, é a mesma da usada pelo governo americano para fazer qq coisa em nome do combate ao terrorismo. Cria-se um mal maior inquestionável e em nome de sua extinção pode-se fazer tudo, entrar em todo lugar, vigiar qq pessoa.

Felizmente, há gente vigiando essa tentativa de vigilância. E vc, leitor do Techboogie, também pode participar. Primeiro, conheça o q o PL do senador promete, veja um ou outro texto muito explicativo, olhe no Orkut, no Twitter.

Assine a petição on-line de veto ao projeto.

Conte para seus amigos e vamos mostrar que a Internet brasileira não é tão fútil quanto muita gente faz parecer ou quer crer.

1 comentários:

Anônimo disse...

Foi aprovado! =/

http://35mms.wordpress.com/2008/07/10/projeto-azeredo-aprovado/

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster