segunda-feira, 5 de maio de 2008

Odeio teclados

Sim.
Eu
o-d-e-i-o
TECLADOS.

Odeio eles no total. Sua ergonomia ridícula, as letras que ficam juntas e são um convite ao erro de digitação que te fazem passar por analfabeto (x, s, c, z, por exemplo), a sujeira que fica no meio das teclas, o plástico encardido, a dificuldade de limpeza, tudo...imagine algo no teclado q eu odeio no mesmo instante.

Ah! São o que existe de mais rápido para escrever no PC, etc, etc, etc....? Oras, são porque pararam de se preocupar em inovar nesse aspecto. Teclados são um lixo -- e antiquados... Infelizmente, é só isso que nos dão para interagir com o computador e a Internet. Mas, não deveria ser assim. Teclados são interfaces dispensáveis.

Quando os teclados funcionam e estão limpos, só servem p/ ocupar espaço e dar LER/DORT.

Já existe tecnologia suficiente para que os computadores de mesa tenham alguma solução touchscreen barata ou coisa que use outras capacidades humanas de expressão e linguagem. Meu sonho mesmo é um reconhecimento de voz e gestos. Algo que transforme um trabalho solitário no home-office em uma aula de dicção ou que deixe departamentos administrativos de empresas parecidos com aulas de Tai Chi Chuan.

Ahhhh!!! (faça cara de intelectual de cartilha com cara de conteúdo, please) Falta escala de produção para baratear soluções assim? Não, o que falta é coragem de inovar. Nem precisa se esforçar muito para ver q o problema é vontade de lançar algo novo. Basta lembrar o iPhone.

Já escrevi por aqui que a coisa mais sensacional do iPhone é sua tela sensível. E lendo esse post do blog de Beck Novaes, vejo que tem mais gente que percebe a mesma coisa. Está aí, na cara dos empresários... poxa! Custa ter sensibilidade?

O texto do Beck também é significativo de como essa decisão está atrelada à falta de visão dos empresários. No post, há um video da declaração do executivo principal da Microsoft, Steve Ballmer, sobre o iPhone. Ele ridiculariza o aparelho da Apple e diz q algo que não tem teclado é destinado ao fracasso de vendas. Era época do lançamento do iPhone...

Alguns meses depois, não é que o Ballmer muda de idéia e incorpora o discurso do fim do teclado como sendo uma previsão da Microsoft sobre o futuro?!?!?!... (veja no 6º parágrafo dessa notícia em outro site). O que não se sabe é daqui a quanto tempo veremos algo sem teclado vindo da MS...

Coisas do mundo dos negócios e que nem sempre são comparadas e relembradas nas reportagens que vemos pelos sites e jornais por aí.... Uma pena... pq são engraçadas e esclarecedoras.

0 comentários:

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster