quarta-feira, 30 de abril de 2008

Grau de Investimento, blogs e a Internet

Prepare-se para uma invasão no seu blog.
Prepare-se para desencalacrar aquele projeto de mídia social q vc tenta vender há meses para aquele empresário que não vê vantagem em estratégias on-line.

A agência de classificação de riscos, Standard & Poor’s concedeu ao Brasil, nesta quarta-feira, selo de investment grade (grau de investimento). Isso significa que o País é oficialmente um bom lugar para empresas e investidores estrangeiros botarem dinheiro ---- e agora vem a parte mais legal nisso tudo --- em projetos de longo prazo.

Para quem se interessa por coisas da Internet como blogs, novas mídias e mesmo gosta de ver a felicidade dessa parte conectada da nação, essa é a boa notícia. A partir de hoje, há uma real grande chance de finalmente acontecer tudo aquilo o que se pensa e se fala sobre cultura digital e afins.

Eu não sou um otimista desvairado. Mas, hoje realmente o cenário ficou bom. É como se estivéssemos assistindo televisão vendo uma paisagem de O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei - e de repente mudássemos o canal para A Noviça Rebelde. As nuvens negras sumiram completamente e tudo é um azul cintilante.

Creiam, não é um exagero. Esse cenário azul não é só por causa do grau de investimento. Há outros fatores. Por exemplo, outras notícias dessa quarta-feira indicam que o dólar continuará em queda (eu não disse baixa, é queda mesmo), isso é primordial para que os preços de computadores continuem caindo também.

Mas, o melhor mesmo é quando juntamos o grau de investimento com outro movimento que já estava entusiasmando muita gente - o crescimento da classe C e o aumento de renda nas faixas D e E da sociedade (algo que já vinha sendo notado há uns dois anos). Você viu como aumentou a quantidade de carro nas ruas? Pois veremos aumentar o tráfego on-line tb nos próximos meses.

Não é preciso ser bom de contas para imaginar o resultado que pode dar quando 86 milhões de brasileiros (classe C somente. Se quiser juntar a D e E são mais 72 mi) com dinheiro no bolso são bombardeados diariamente com propaganda de computador, provedor e serviços de Internet.... e ainda têm crédito fácil para parcelar tudo em 12, 20, 60 vezes.

Prepare-se para ver mais impulso em números desse tipo:

Quatro em cada 10 computadores vendidos no Brasil no último ano são comprados pela classe C. No último dezembro, essa fatia da pirâmide social foi responsável por 35% de todo e-commerce brasileiro(em 2000 era 4,5%), que gira em torno de R$ 6,3 bi. Informática é o segundo item de compra dos e-consumidores da C. Um belo avanço, já que há três anos era a quinta prioridade. E mesmo assim, só 1 em cada 5 tem computador e 1 em cada 20 tem banda larga.

Imagine esse potencial de mercado encontrando um bom ambiente econômico para se desenvolver. Não precisa ser gênio em economia para saber q investimento produtivo gera emprego, que gera renda, que aumenta vendas, que cria mercado, que aumenta o orçamento do marketing, que impulsiona inovações em propaganda e mídia... e por aí vai.

Tudo só não é uma maravilha porque há uns sinais de tempestade no céu azul. O principal é que justamente essa capacidade de consumir e essa oferta danada de promoções causem um edividamento das famílias - gerando um recuo de todo esse consumo. Outra possibilidade de azar pode vir dos Estados Unidos, ninguém tem muita certeza do que pode ocorrer no mundo se esse que é o maior mercado do planeta e berço de quase toda indústria importante de vários setores for à bancarrota. Uma terceira maldição é o próprio Brasil.... tem tanto problema pra resolver aqui que, sejamos conscientes, educação e infra-estrutura são os maiores deles... o primeiro lote de investimento deveria ser forçado a ir pra isso.

Mas, essas são possibilidades e impossibilidades.... muitos apostam que estão pra lá de distantes (exceto esses problemas históricos). Agora é hora de pensar no boom da Internet.

Blogueiros profissionais: preparem-se para ter mais acessos vindos da classe C. Procure no Google sobre o "Critério Brasil" e na Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa sobre quem é e como age esse público. Pode ir preparando conteúdo adequado para eles.

Gente de Novas Mídias: podem ir tirando projetos das gavetas. Se não houver nenhum, crie. Todas as armas de conquista de público e canais de vendas serão úteis num aquecimento do mercado. Os empresários sabem disso, sempre souberam. Apenas não queriam gastar porque não havia como arriscar. Agora há.

Lojas de informática: podem ir preparando o estoque de desktops, notebooks, celulares, smartphones e tralhas tecnológicas em geral.

Consultores: tentem ser mais rápidos da próxima vez. Agora, já falei.

PS: prometo dar um trato legal no hipertexto ao longo do feriado.... fontes desses números q tenho na cabeça e talz... Eu queria botar o post logo e está indo assim, meio cru.
PS2: acertei os links agora.

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