segunda-feira, 12 de maio de 2008

Anel de blogs científicos

O Laboratório de Divulgação Científica (LDC) do Departamento de Física e Matemática(DFM), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), da..... Ai! Pára!...
De novo....!!!!
----
A USP criou um agregador de blogs científicos, chamado Anel de Blogs Científicos (ABC)... - caçamba, eles não conseguem se livrar das siglas? -. Já existem 40 sites informativos cadastrados por lá. É um bom lugar para começar qualquer pesquisa - desde saídas para a crise dos alimentos no mundo, como colorir o ouro, orquidofilia, zebras albinas, a potencial invasão da rã touro no Brasil, até algo sobre Biocibernética Bucal.

Dei uma passeada por alguns e achei tudo pra lá de interessante. Tem, é claro, alguma politicagem, aquela coisa de chapa 1 contra a chapa 2, estudantes x professores, etc. Coisa de quem vive o dia-a-dia do ambiente acadêmico. Com certeza foram uma boa mídia para os dias de apagão institucional que a Universidade de Brasília teve, há poucos dias.

Apesar de ser um projeto inicial, o Anel de Blogs de Ciência é uma grande idéia (a única derrapada clara é a escolha do Anel do Poder para símbolo, aquele mesmo que o Frodo usou).

Os blogs são convidados a participar. Porém, quem tiver interesse em se juntar à turma, pode escrever para a coordenação do ABC. Tem o link para isso na página inicial. Há, também,destaques para postagens importantes, avisos de conferências e outras atividades da comunidade de blogs científicos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tanta sigla e ainda usaram uma já bem antiga na área - ABC - Academia Brasileira de Ciências.
Sem dúvida que é uma boa idéia, eu adorei. Ainda não tinha visto divulgação deste "anel" nos "canais" de divulgação científica já conhecidos.

Anônimo disse...

Outro link pra vc com uma compilação de blogs do gênero http://divulgarciencia.com/

Anônimo disse...

Excelente indicação! Muito obrigada!

Agora, quem trabalha com ciência, como eu, e que tem que dar créditos para os acadêmicos nas matérias, se ferra. Já cansei de colocar Prof. Dr. Fulano de Tal, professor titular do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia do Pescoço (DOCP)da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Federal de... putz. Toda semana é isso. Sempre, sempre. E eu sempre achei isso inusitado. Imagino o que os leitores devem pensar.

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster