quinta-feira, 20 de março de 2008

Um retrato da Internet e da mídia de massa hoje

A demissão sumária do jornalista Paulo Henrique Amorim do iG e a retirada de seu blog do portal é exemplar do momento da Internet e da mídia de massa. Enquanto uma se consolida como uma plataforma da livre expressão, a outra escancara cada vez mais suas ligações com o poder econômico. Ambos os movimentos são ótimos para os leitores, que podem ver claramente a mudança e as ligações de cada lado.

O caso está exemplarmente descrito num texto do portal Vermelho, um dos melhores de política do Brasil (pelo nome, dá pra notar sua raiz). Está cheio de passagens que eu iria escrever, então, não vou ficar gastando letras aqui.

Alguns trecho de destaque:

"A Brasil Telecom está em processo de negociação para se juntar à operadora de telefonia Oi e criar o que Amorim apelidou de ''BrOi'', uma megaempresa do ramo de telecomunicações. Para isso, teria que resolver uma pendenga jurídica com o empresário Daniel Dantas que é alvo de um processo movido pelo Citibank nos Estados Unidos. Amorim denunciou a ação ardilosa que estava por trás desta negociata e, por isso, foi demitido."
"Em 2004, o iG passou a ser exclusivamente do grupo grupo BrasilTelecom e fundido, em 2006, aos portais iBest e BrTurbo, que já eram de propriedade da empresa de telefonia."
"Essa é a virtude da internet: último reduto do jornalismo independente'', disse Amorim em uma nota de esclarecimento sobre sua demissão no iG."

///
///
.
.

0 comentários:

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster