quinta-feira, 13 de março de 2008

50 blogs poderosos do mundo

O jornal inglês The Guardian faz uma lista de 50 blogs poderoso da Internet. Esse conceito de poder é tratado de forma ampla e isso ajuda a incluir endereços tão diferentes como o político The Huffington Post, o agregador de notícias sobre tecnologia TechCrunch e vários blogs noticiosos de jornalistas.

Não conheço boa parte da lista e acho que mesmo quem a fez pediu ajuda para definir os 50. De certa forma, isso mostra a abrangência do tema e o porque o conceito de blogueiro e blogosfera é algo que nem para retórica está servindo mais.

São termos que mostram, mas não definem. Apontam, mas não explicam. É como dizer que aquilo é um combustível. Ninguém sabe se é alcoól, gasolina ou carvão, nem para qual motor serve ou a força de combustão. É como areia. Vc acha q toda areia é igual? Pois não é... o Sérgio Naia que o diga.

Confira a lista aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não importa o tema da lista. O fato é que nós humanos somos ligadões em listas... e, sinceramente, se olharmos com um olho realmente clínico, a maioria delas não faz sentido nenhum.

Abraços.

Edu disse...

Giba, Fábio, acha possível traçarmos uma lista de pelos menos 20 blogs mais influentes do país? Quais critérios poderiam ser utilizados?

Unknown disse...

Sempre dá. Pode ser um simples page rank do Google.

Aliás, já fizeram isso. Pessoalmente eu gostaria de mais coisa. Também penso se nesse começo do movimento no Brasil não iria ser apenas uma lista de pro-bloggers já conhecidos.

Precisa constar o número de acessos, sem dúvida. Número de links recebidos tb.

Mas, para ser influente (não importante, pq teoricamente todos são) o blog precisa ter impacto. Então, o quanto ele mudou o pensamento ou comportamento ou o qto de estrago ele causou no modelo de comunicação e negócios vigentes?

É difícil, mas não impossível. Mas, só confio se quem fizer entenda de econometria.

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster