Destaque no Link do Estadão
TweetO post sobre a tragédia com o avião da TAM em Congonhas e o Conteúdo Gerado por Usuários (User Generated Content- UGC) foi destaque no Link, do Estadão. Aparentemente é uma lista de blogs que comentaram o assunto sob alguma visão particular.
Também fui linkado no Pérolas, onde o Eduardo Vasques dá mais links sobre o assunto e a controvérsia sobre uma foto falsa publicada pelo UOL. A imagem foi mandada por um internauta... só q era manipulada digitalmente. Problemas como esse deveriam ser fáceis de resolver.
Manda o profissionalismo jornalístico que a informação seja checada. Alguém então deveria ter olhado a foto para ver possíveis sinais de edição. Não é um trabalho de apuração normal... é outro estilo --> um profissional que seja especializado em pegar essas fraudes. A empresa vai arcar com o custo desse profissional especializado, mas vai economizar o salário de outros.... é uma dura realidade capitalista (e isso é uma análise fria, sem minha opinião).
Sim, é preciso ter atitude profissional quando se lida com conteúdo amador. Também é necessário um certo cuidado ao adotar essa tendência de UGC... não é um oba-oba, é business.... principalmente no caso de um jornal.
O user generated content é uma realidade e deve ser usado cada vez mais. Só que alguém de bom senso precisa filtrar o que chega. Olha, é pura fábrica. Vc recebe um monte de insumos gratuitos de vários fornecedores e escolhe qual entrará na manufatura do seu produto (no caso, notícia)... nenhum gestor competente vai botando qq insumo vagabundo na linha de montagem.... tem de escolher - "f.i.l.t.r.a.r" - mesmo.
1 comentários:
pois é, depois ainda vem um maluco (Andrew Keen) dizer que a o jornalismo profissional é mais confiável que os blogs... sei...
Postar um comentário