terça-feira, 15 de maio de 2007

Usuário de PC é pobre, internauta é rico

O presidente Luíz Inácio Lula da Silva disse, em mais uma brilhante amostra de inteligência hipermoderna, que o computador deixou de ser coisa de rico no Brasil. O insight aconteceu durante o anúncio do financiamento do governo para popularizar essas máquinas. Hoje, uma boa geringonça de mesa pode ser comprada por cerca de mil reais e um laptop básico, com essa forcinha do governo, vai sair por R$ 1.800. Na reportagem da Folha, ele diz:

"No Brasil, o computador deixou de ser coisa de rico e o conhecimento deixou de ser para poucos. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas a inclusão digital é cada vez mais uma realidade neste país", disse Lula hoje na cerimônia de inauguração da fábrica da Dell, em Hortolândia (105 km a noroeste de São Paulo)
Por favor, não acredite nisso! Uma coisa é ter computador em mãos e outra é saber usá-lo para gerar conhecimento... outra ainda muito diferente é saber usá-lo para adquirir sabedoria.

É bem verdade que os programas de inclusão digital estão indo razoavelmente bem. Poderiam ser mais ágeis e abrangentes. Mas, qq inclusão é melhor do que nenhuma inclusão.

Só que no caso da frase do presidente há um equívoco. Um computador sem conexão é como um carro com o tanque de combustível na reserva. Vc pode ligá-lo, pode até fazer coisas simples como ir na feira, brincar de datilógrafo, visitar a tia no bairro vizinho ou brincar de PaintBrush.... Mas, viajar e ganhar dinheiro que é bom... Essas outras opções ainda são privilégio em Pindorama.

O Brasil tem 188 milhões de habitantes e só possui 20 milhões de pessoas que acessam a rede pelo menos uma vez por mês --(esse número é uma média que eu uso já que o Ibope dá 16 milhões e o CGI dá mais de 30 milhões)--. Desse total, somente 6 milhões têm acesso ao supra-sumo da experiência digital que é a banda Larga. Ainda mais alarmante: o último PNAD revelou que 79% dos brasileiros nunca nem chegaram perto de Internet.

Como se percebe, o computador caminha sim para ser mais um eletrodoméstico na casa dos pobres... mas a conectividade -- apesar da queda dos preços e das promoções Telefônica+TVA e Net Combo -- ainda não. Usuários de computador desconectado são os POBRES,...
......
!!!

2 comentários:

Edu disse...

Giba, coloquei um post no blog da B2B muito parecido com esse seu - menos rico de links e de colocações. Lá também digo que não adianta ter computador sem saber o que fazer com ele. Não há política pública, não há estratégia, não há nada. Apenas uma forcinha para as choradinhas dos fabricantes de equipamentos sobre a alta carga tributária!

Bruno Ferrari disse...

só para ver qual a porcentagem de nego que entra na internet para ver o orkut e falar no msn..

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster