quinta-feira, 17 de maio de 2007

Yahoo: ”The Semantic Web is Dead”

A web semântica (ou inteligente... ou a 3.0 agora q inventaram upgrade de versão para isso com o dizqmediz da web 2.0) já era. Pelo menos no seu conceito utópico de absoluta interligação entre os dados dispersos para a construção de um manancial infinito de coleta de informações. Isso é o q defende o pesquisador do Yahoo, Mor Naaman, no blog da empresa. A declaração foi feita em um evento lotado de especialistas deslumbrados com as possibilidades da web semântica, na International World Wide Web Conference em Alberta, Canada.

Ele está bem desiludido quanto ao conceito divulgado atualmente... Segundo os entendidos, a web 3.0 seria uma rede na qual todo o conteúdo e a mídia estaria "etiquetada" de um modo que qualquer sistema poderia pegar dados de outros para compor uma terceira informação nova ou mais completa.

Mas, para Naaman, não há meios de se fazer isso. As pessoas não vão ficar cadastrando cada arquivo existente na internet. No máximo, elas podem criar algumas descrições simples e tags como no YouTube e no Flickr... ele também faz um elenco de problemas a serem resolvidos, comportamentais e de opções tecnológicas.

No final do texto, cheio de links, ele se mostra um pouco menos enfático, mas não chega a ser esperançoso de que novos esforços consigam botar o conceito nos trilhos novamente.


"To summarize and conclude, let me tone down my claim. The Semantic Web is not dead; but the grand vision of “A Semantic Web” will not be achieved."


Com esse pensamento, o artigo que enaltecia a web 3.0, publicado em dezembro pelo jornalista John Markoff, no NY Times, vira obra de ficção. No texto que teve um bom barulho na época, o conceito da web semântica é enaltecido. Markoff, que foi um dos responsáveis em transformar o hacker Kevin Mitnick em celebridade e lenda, vislumbra que a nova Internet será baseada nas comunidades que se formaram na Web 2.0 e na capacidade dos sistemas cruzarem dados dispersos e livres publicados por toda a rede mundial.... Será??? Agora até eu fiquei com dúvidas.

2 comentários:

Gabriela Simionato Klein disse...

Até o próximo grande nome da vez, pelo menos. O incrível é que a gente se empolga com tudo isto, vibra e depois descobre que a maior parte do mundo vive muito bem sem nem sequer imaginar todo este mundo que a gente alimenta.

bam disse...

A Web Semântica ainda não está morta não. Acredito em sistemas mais inteligentes navegando na Web atual, sem que ela precise ser modificada. Fazendo semantica do mesmo jeito. Veja esta tecnologia.

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster