Da série "Puxando a Sardinha"
TweetSaiu no site e no impresso a reportagem que fiz para o Computerworld sobre "novas mídias". Algo que gostei nesse job foi ter falado com o diretor de mkt da Fiat, João Batista Ciaco. Ele tem um blog sobre comunicação e Semiótica e já está na minha lista de executivos sintonizados com as mudanças no mundo cyberafetado.
Foi uma frase dele que me deu a idéia de como abrir a reportagem:
"Há 15 anos havia uma fórmula de sucesso, bastava um comercial de um minuto no principal telejonal e uma página dupla na maior revista semanal e o retorno era garantido. Hoje, não existe equação assim e temos de conhecer todas essas novidades"Ele se referia ao Joost e ao Twitter, que ele não tinha parado para analisar, mas via amplas possibilidades de marketing. O mesmo pensamento atormentava o diretor da Tecnisa, Romeo Busarello (outro q está na minha lista de e-people).
Outro que nunca havia tido contato e gostei muito da conversa foi o Fábio Cipriani, autor do Blog Corporativo e do livro do mesmo nome. Além das idéias que me passou para a reportagem, fiquei sabendo que ele mantém um wiki sobre blogs de empresas. Quem quiser participar, é só pedir o login para ele na própria página linkada aí.
Na continuação da reportagem (publicada somente no site) eu conversei com executivos de mkt da Nokia e da Philips, sobre o Second Life. Cada vez eu me convenço mais de uma coisa. Não importa se o Second Life vai sobreviver ou morrer. O importante é que os mundos virtuais em 3D mostraram sua força em 2007 e já preparam o caminho do futuro. É uma tendência inegável, mesmo que sem o SL.
3 comentários:
Gilberto,
Não vi o impresso, mas o texto online está ótimo. Pela quantidade de conversas, segundo você, interessantes, aposto que escreveria (ou escreveu) muito mais.
Fiquei com a impressão que os executivos não conseguem acompanhar mais rápido a onda evolutiva da maneira de se comunicar por meio da rede. Vc que teve mais contato com eles, percebe o mesmo?
Abraços, Fabio
as dicas dos blogs são super. Vão me adiantar umas boas idéias para os meninos de PP. ;)
É Fábio. Nem eles e acho q ninguém consegue. Esses ainda são ótimos e, se não acompanham dia a dia a evolução, correm atrás logo que sabem.
Mas, outros nem querem saber disso - ou pq não entendem, ou pq não gostam, ou pq estão se aposentando e não querem nem saber disso nessas alturas da vida.
Postar um comentário