quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Pequena lista de Mundos Virtuais

O Second Life, Linden Lab, fez o mundo abrir os olhos para o fenômeno dos ambientes virtuais em 3D. Pessoas e empresas correram para essa paisagem de bits e criaram ilhas exuberantes e avatares fashionistas.

O hype sobre o SL passou logo, durou apenas uns meses.

Já no início de 2007 haviam empresas insatisfeitas com a experiência. Foi um canto de sereia para muitos..... ou, um conto do vigário, no caso de companhias.

O assunto esfriou, aliás, quase caiu no esquecimento. Esse balde de água fria é bem injusto, na minha opinião. É preciso analisar com um pouco mais de cuidado tudo isso... e experimentar um pouco mais tb.

Uma pesquisa da e-Marketer mostra que crianças e jovens americanos começam a gastar mais tempo e dar mais atenção a esses mundos virtuais. As crianças entre 3 e 11 anos que acessaram a internet pelo menos uma vez por mês já somam 41,5% desse público. Dessas, as que utilizaram mundos virtuais chegam a 24%. São 34,3 milhões de crianças e jovens qua já sabem interagir em ambientes como o Second Life. A consultoria estima que em 2011 haverá 53% desse público frequentando mundos virtuais.

A coordenadora da pesquisa, Debra Aho Williamson, alerta para a riqueza de interação que as crianças de hoje estarão fazendo nesse futuro próximo.

"Eles estão crescendo com mais coisas além da habilidade de fazer uma networking social. Eles sabem interagir com outras pessoas, comprar, aprender e jogar nesses ambientes gráficos".

Não dá mesmo para negar que esses mundos virtuais vão melhorar e achar um público menos fugaz e mais fiel do que aquele que fez o hype do Second Life. Isso trará de volta a discussão e as boas espectativas de negócio.

E...

Para irmos já nos acostumando com isso e pesquisando esse leque de novidades e oportunidades, compilei uma pequena lista de 36 mundos virtuais e redes sociais que em algum momento disseram que podem evoluir para um ambiente mais gráfico. Se vcs sentiram falta de alguma aí embaixo, please, deixem um comentário com nome do mundo vritual, link e um pequeno parecer sobre ele.

  1. ActiveWorlds - plataforma para construção de mundos 3D.
  2. Catster - Rede para gatos. Vc cadastra seu pet e faz amizades para ele... e nem precisa saber miar.
  3. Club Penguin - Para crianças. A Disney comprou em 2007 dizendo q ia usar para fazer uma socialnet de jogos. Esperar para ver
  4. Cyworld - é uma socialnet coreana q prometeu virar 3D, mas não achei o link em ingl e não manjo lhufas de coreano.
  5. Dogster - social net para pets... só cães.
  6. Eve - - é um MMPORG espacial. Recentemente contratou um economista para fiscalizar as transações dos usuários.
  7. Flowplay - Doll e jogos q se transformou em rede social e almeja virar mundo virtual.
  8. Forterra - Ambiente 3D com foco corporativo e militar.
  9. Gaia - 3D para adolescentes que gostam de todo o lance de Otakus (fãs de animes, desenhos)
  10. GoPets – Rede de bichos virtuais disponíveis para adoção. Ah, claro, os donos podem se socializar por lá, tb.
  11. Habbo Hotel - O mundinho é juvenil, mas já passou por tanta coisa q fez dele um negócio até maduro.
  12. HipiHi - Imaginou o Second Life em ChinÊs?
  13. Icarus Platform – Para criação de mundos 3D, da Icarus Studios –
  14. IMVU - 3D adolescente com visual parecido com Winks e talz
  15. Kaneva Platfrom – Mundo virtual e plataforma, no estilo Second Life – http://www.secondlife –
  16. Millsberry - não consegui acessar nem maiores informações publicadas, mas dizem q é interessante.
  17. MoiPal – Espécie de tamagoshi para celular. No site, os bonecos interagem com jogos.
  18. My Mini Life - mundo virtual, visual simples que lembra um pouco o Haboo e um pouco o SIMs
  19. Neopets - social net para pets.. qq um... sem preconceito.
  20. Ogoglio – Plataforma para desenvolvimento de redes sociais e mundos virtuais, licenciada pela Apache 2.
  21. Project Darkstar – projeto da Sun Mirosystems para mundos e jogos on-line. –
  22. Protonmedia - tb para construção de 3D corporativo
  23. ProtoSphere – Plataforma da Próton Media para mundos 3D. A empresa planeja vender para outras companhias utilizarem com treinamento e videoconferência.
  24. Qwaq - um mundo virtual com cara de escritório.
  25. Stardoll Platform – Mais um de bonecas de papel para meninas adolescentes. Quem se associa acaba formando uma rede de amizades. Vc acha bobo? Muita gente também, mas faz um sucessão entre quem tem 12 a 17 anos e gosta de cor-de-rosa.
  26. Sulake - é a empresa do juvenil Haboo HOtel. Volta e meia se comenta q ela lançará novos produtos para outros públicos.
  27. There.com – mundo virtual da Makena Technologies. Causou um hype bem antes do SL, mas depois foi esquecido pela mídia –
  28. Three Rings-Whirled – Mundo virtual simples e com rede social. Tem cara de supernintendo.
  29. TyGirlz – Tudo é rosinha, tem flores, corações.. para garotas, e adolescentes.
  30. Unisfair Virtual Event – A empresa promete criar eventos, trade shows, palestras e encontros de negócios virtuais. Não achei nada sobre conversão de moedas virtuais para reais ou pontos sobre essa e outras sinucas econômicas. Mas, vale acompanhar.
  31. Utherverse – um mundo no estilo Second Life, porém muito (muito mesmo!!!) mais sexualizado.
  32. View 22 - Immersiv Platform – A plataforma é direcionada a criar pequenos ambientes virtuais para que outras empresas utilizem no e-commerce. Demonstrar produtos, por exemplo.
  33. vSide – Boate Digital, com DJs e muita música. Bom para quem envelheceu e quer manter a aparência de baladeiro jovem...
  34. Webkinz – para bichos de pelúcia. É... eu também achei q já tinha visto de tudo.
  35. Whyville – Mundo cheio de jogos para testar conhecimentos dos usuários. Parece uma imensa gincana virtual. Não é 3D, mas é citado em vários textos q achei sobre mundos virtuais. Acrescentei aqui meio com receio de estar fora do contexto... mas, já era.
  36. Zwinktopia – - Smileys e dolls. Parece bobo, mas faz um sucesso tremendo nos EUA. Usa Smileys e afins pra chamar a galera e criar networking.

6 comentários:

Ale Carvalho disse...

pô, Giba, valeu por este serviço! no fim de semana, vou fazer muitos clics para ver ao menos a cara desses mundinhos aí. A dos bichos de pelúcia deve ser uma baba..rs. bjs

falcao >> disse...

Legal, a lista, muito boa. Só acho que faltou o principal nome, o World of Warcraft, que mesmo não tendo o mesmo hype que o SL, é o mundo que mais movimenta users hoje, na internet.

Vale a pena ler o trabalho da Lisbeth Klastrup, sobre os MVs, tambem, se voce tiver interesse.

Gilberto Pavoni Junior disse...

falcao,
me concentrei nos desconhecidos e esses todos mais como o WOW passaram. Mas, vc tem razão... é o must. Vou ver o Lisbeth Klastrup

João Vinícius disse...

E quem se interessar pelo seminário Mundos Virtuais 2007, pode me mandar um e-mail ou entrar no site:

mundosvirtuais2007.com.br
joao(at)cafeinaestudio.com.br

João Vinícius

Anônimo disse...

Vcs ai esqueceram do jogo Ourworld, Esse jogo é legal porque vc pode ser RESIDENTE ou TURISTA, que é o normal. O link é:www.ourworld.com. divirtam-se!.

Anônimo disse...

Muito legall !!!!!!

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster