terça-feira, 30 de outubro de 2007

Carro da Honda mostra o futuro da carona

Achei finalmente uma novidade interessante vinda da indústria automobilística. No último salão de Los Angeles, a Honda apresentou um rascunho do que é sua idéia sobre trânsito daqui a 50 anos.

Tudo começa em 2057, quando a fabricante prevê que os habitantes das grandes cidades morarão fora dos limites da metrópole para aumentar a qualidade de vida. Com isso, o trânsito que já é caótico em estradas que dão acesso a municípios vizinhos (como as rodovias Raposo Tavares e Castelo Branco, em SP) e corredores expressos (como as marginais do Pinheiros e Tietê) se tornarão um dos anéis do Inferno de Dante, talvez o destinado para os degradadores do ambiente...

Nessa época, o mundo estará bem modificado. A preocupação com a sustentabilidade será algo nato e soluções radicais podem surgir para dar fim aos problemas do progresso industrial e da superpopulação. Há quem diga que nos livraremos do lixo jogando-o diretamente no Sol. Se isso ocorrer, melhor para a Honda. Seu carro conceito para esse mundo, o 124 (lê-se one to the fourth) é movido a energia solar.

Mas, a grande sacada do 124 é que ele aparentemente soluciona o dilema do carona e transforma esse ato solidário em algo com nova perspectiva de colaboração, mas mantendo limites individuaisl. O carro é modular. Seus quatro modelos se encaixam e formam um elegante veículo multipassageiro.

Quatro carros juntos ocupam menos espaço do que se estivessem separados numa via comum de trânsito. Quatro fontes de energia interligadas, trabalham com mais eficiência. Esse diagrama da Autoblog mostra como isso funciona.

O 124 não seria vendido. Os interessados comprariam cotas dele. Isso poderia resolver o dilema da carona solidária. O problema nessa ato é que o dono do carro arca com maiores prejuízos (manutenção, desgaste, impostos) e os caronas costumam só colaborar para a gasolina quando muito o fazem. ... sem contar que vc não pode comer, fumar ou escutar sua rádio preferida bem alto... Pois, a novidade da Honda dividiria os custos e as responsabilidades de uma forma mais equilibrada.

Em cidades onde existem vias especiais para veículos com mais passageiros (nos EUA há muitas dessas, chamadas HOV), o 124 seria uma grande solução. Seus quatro módulos poderiam identificar-se no meio do trânsito e acoplarem-se para entrar na via especial, mesmo que cada motorista esteja sozinho.

Finalmente, um carro conceito que entusiasma quem não costuma se deslumbrar com as novidades dessa indústria... como eu.

0 comentários:

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster