Você é a Interface
TweetO impressionante video abaixo mostra alguns estudos sobre o uso do corpo como interface tecnológica. É uma das linhas de pesquisa sobre o futuro de dispositivos, principalmente celulares. A idéia é simples. A parafernália de nervos, músculos, pele e ossos do nosso corpo é capaz de emitir sinais com mais precisão do que qq outra máquina inventada. O problema até agora era: "como fazer as bisonhas máquinas q inventamos até hoje comunicarem-se com essa outra máquina muito mais superior e maravilhosa"? A resposta está aí.
Aos 58 segundos de video é mostrado como jogar Tetris sem teclado ou joystick, apenas tocando os dedos.... coisa pra impressionar nerds.
Essa tecnologia é a Skinput, da Microsoft. Já havia sido anunciada há pelo menos um ano e nos últimos dias voltou aos foruns de tech. Parece que por causa de uma notícia na FastCompany que ligava isso ao desenvolvimento do Kinect - o apetrecho para consoles de games da MS que é comandado por gestos.
Tudo a ver. É bem promissor mesmo. Há diferenças entre elas, como o uso da acústica do corpo... mas, tem lá suas ligações evolutivas também. Por enquanto, o que temos são iniciativas dispersas.
Nesse outro artigo sobre os caminhos futuros do reconhecimento gestual por sensores, vemos que não só Microsoft, mas Google e Apple tb estão investindo de alguma forma nisso. Ainda focados no mercado atual de games e não exatamente nesse do video. Mas, deve ser uma questão de tempo. O executivo de uma empresa de sensores fala isso nesse texto. Finalmente a tecnologia de reconhecimento gestual foi aceita pelo "mainstream".
E, se foi aceito, é sinal q já está sendo comercialmente aprimorado.
Será preciso algo mais confortável para o Skinput. Questão de tempo. Enquanto isso, as possibilidades começam a surgir com o que há de disponível atualmente.
Há inclusive grupos de hackers kinecteiros trabalhando modelos pouco convencionais de interação com a plataforma Kinect atualmente.
A Skinput ainda é coisa pros próximos anos. Mas, o lance do Kinect e do reconhecimento gestual é pra daqui a pouco. Não é por acaso que a Softkinetic, uma empresa especializada na plataforma, tem o slogan "The Interface is You". Há muita novidade pronta pra despontar aí.
Uma aplicação prática é usar uma enfermeira-robô que imita o que o cirurgião faz (coisa q pode funcionar até mesmo a grandes distâncias). Pesquisadores de empresas de eletrônicos esperam usar as tecnologias de reconhecimento gestual para aprimorar monitores de TV e telas touch screen de celulares.
E, como não poderia deixar de ser, o exército americano tb está estudando a trolha. Uma espécie de Wii para pilotos controlarem as aeronaves fazendo aviãozinho com as mãos.
A Lenovo mostrou há alguns dias seu laptop capaz de reconhecer o movimento dos olhos. Outra empresa q planeja ganhar mercado aí é a Primesense. Aqui tem um video com as possibilidades
O duro é imaginar tudo isso funcionando num mundo de tecnologia ubíqua e hiperconectado. Não vai dar pra se mexer muito sem enviar um twitt para seus amigos... e eu nem quero imaginar o q artistas performáticos vão inventar com isso nas mãos... nos pés.. e em outras partes do corpo.
---- Mais
Vi isso hoje - Movimentos do corpo são capazes de controlar um robô-humanóide
0 comentários:
Postar um comentário