domingo, 30 de dezembro de 2007

Previsões 2008


Fortune Teller by *Kaisoil on deviantART

Vou falar logo da exceção para depois discorrer sobre os outros temas. A única mudança significante que me emociona e pode unir tech, negócios e comportamento é o "efeito Radiohead/In Rainbows" ...ou se preferir, podemos chamar de "bandeira Free".

Oferecer o novo trabalho musical (dá pra falar em disco ainda???) pela rede e perguntando aos fãs qto eles gostariam de pagar é algo realmente disruptivo. Ainda há farpas dessa atitude voando por aí e muitos negócios que foram obrigados a engolir essa atitude pra lá de corajosa ainda não a digeriram.... talvez nunca façam isso. A reação em cadeia, com aprovação da mídia alternativa (blogs, redes sociais, boca-a-boca) é o efeito Radiohead/In Rainbows"... de fim imprevisível, mas evidentemente já iniciado.

Quanto ao "bandeira Free"... bom, comece a se acostumar com o termo "Free" em estratégias de negócios pelo mundo. E eu não falo de pequenas empresas de software... são coisas realmente grandes.

De resto...

Não vai ser um ano de grandes novidades ou revoluções em termos de tecnologia, e-business ou comportamento.

  • Algumas inovações podem ser realmente interessantes, como os chips de 45 nanômetros...
  • Alguns negócios podem abalar umas estruturas arcaicas, como movimentos do Google ou investimentos no Facebook...
  • A Web 2.0 pode virar sinônimo para revoluções...

Mas, nada que já não esteja sendo discutido em blogs ou em frente a máquinas de cafés em escritórios por aí.

O que realmente devemos prestar atenção em 2008 é movimentos que agitem mais do que seu próprio mundinho. Qq onda que rasgue de macrotendências a nichos é mais avassaladora do que qq maremoto isolado.


Antes de mais nada, vamos aos fatos maiores -- que é de onde podem surgir essas ondas para influenciar todos os outros mercados e agentes menores.

- Os dragões-demônios de Pequim - o mundo vai olhar mais de perto, discutir e sentir o real tamanho e ameaças da economia chinesa. Os Jogos Olímpicos de 2008 serão uma espécie de "open house" para o mundo, uma oportunidade de conhecer a casa nova de nossos novos amigos. Vc tem concorrentes chineses? Não! Ou apenas não os conheceu em 2007?
- O Ocaso Americano - na verdade é uma junção de várias coisas... e também não é algo que será visto e entendido já em 2008, mas, creio q será nesse ano que começa a cair a ficha. Junta a crise dos sub primes, que ninguém mediu ainda os reais danos e consequências para o mundo. Tem também a eleição presidencial, que não traz nada de inovador na esperança do povo americano. Economia e Política balançando... Tudo, no fim, leva a apenas uma lembrança -- a de historiadores que dizem que nenhuma potência mundial dura a vida inteira.
- O Stress Fóssil- US$100 por barril de petróleo costuma deixar mercados nervosos e trazer movimentos geopolíticos pouco amistosos, com impactos em negócios e no humor de consumidores pelo mundo afora. Por outro lado, buscar alternativas à fonte energética pode mandar o mundo para outro cenário econômico. Qtas empresas já estão se preparando para isso? Uma, duas, duas e meia... talvez três?


- Pandemia Verde - ligada com a de cima. Se é nossa salvação na Terra ou se é papo-furado para criar novos nichos de produtos premium (ou ambos), não importa. O fato é que a consciência ecológica está avançando em consumidores e isso tem impacto na manufatura e projeto de novidades, podendo ser decisiva para o sucesso ou fracasso de um lançamento. Também afeta diretamente a preocupação com consumo de energia de produtos como os eletrônicos.

- Globalização - precisaria um blog só para analisar isso. O importante é que ela continuará e isso multiplica a velocidade das tendências.



Aqui ao Sul do Equador e ao Norte da Argentina:

- Ressacão da CPMF - O governo vai quere repor essa perda. Pode ser em novos impostos ou fiscalização mais rígida, ou ambos. De qq forma, a relação de empresas com tributos vai mudar. Quem derrapar mais ou sentir mais as mudanças deixa de lado o foco em novidades e volta-se para dentro, tentando resolver problemas para sobreviver.
- O que vem de baixo lhe atinge - novos consumidores das classes D e E estão com facilidade de crédito e tiveram a renda aumentada. Geralmente isso tem impacto primeiro em bens de primeira necessidade, como comida. Mas, o gasto com entretenimento pode começar a ficar mais participativo na cesta básica desse povo.... sem contar q os preços de muitas coisas essenciais para uma vida digital, como celulares, câmeras, mp3, computadores, banda larga e notebooks, estão em queda brusca.
- Contra-ataque da burguesia - devido ao ítem anterior, quem é heavy-user e tem dinheiro no bolso vai fazer questão de mostrar isso no próprio consumo. E vc acha que alguns geeks que vc conhece vão querer algo que qq zé-povinho pode comprar? Um novo hype de gadgets em 2008... Até pq eles são isso mesmo, usuários gabaritados e consumidores de bits, seja em forma de conexão, storage ou em forma de aplicativos.... e adoram um design bonito e uma funçãozinha extra.


No nosso papinho do dia-a-dia

- Desktop virtual - acho q não explode em 2008, mas o ano será de muita discussão e mesmo já alguns cases de gente que resolveu deletar o MS Office do computador e utilizar aplicativos on-line. Sabe aquele papo sobre software como serviço (Saas)??? Pois...

- Celular 3G - Agora que já é fato, a tecnologia móvel para banda larga nesses aparelhos vai enfim movimentar o mercado. O principal fator de mudança é que ela pega em cheio consumidores que já experimentaram banda larga nos PCs. É a necessidade e a experiência de uso deles que vai impulsionar esse mercado. Eles vão exigir novos conteúdos e serviços... as teles vão ter de correr atrás.

- Lifecasting - talvez a evolução mais interessante que vai acontecer no próx ano vinda das redes sociais e dos blogs. São pessoas q, com câmeras ou celulares na mão, vão transmitindo seu dia-a-dia pela web.

- Interface tátil (o fim do mouse) - a maior quebra de paradigma do iPhone da Apple é a interface multitouch. Quem já viu o aparelho funcionar com toque e movimento dos dedos para abrir menus sabe do que eu estou falando. Não é aquele lance de canetinha stylus do Palm, é uma usabilidade mais natural - embora teclar palavras continue a ser meio incômodo, coisa q o software graffiti e a stylus ganham... mas, só de um gol de diferença. O preço de telas de cristal tem caído vertiginosamente e essa vantagem do iPhone deve ganhar novas aplicações nos próximos meses. (Falei bastante do iPhone, mas não gosto de sua política fechada... o produto é bom, muito bom).

- TV Digital e convergência - a chegada da TV Digital no Brasil tem um grande ponto a favor. Finalmente os consumidores poderão olhar para seus bens de consumo eletrônicos de última geração e refletir: - pq eu tenho tanta tralha pra fazer a mesma coisa? É TV q vai virar computador, PC que vira TV, celular pra assistir TV, foto em todo lugar, MP3 em qualquer canto.... Não estão me tomando tempo com retórica mercantilista e tomando nacos da minha carteira demais não?

- Tecnologia Verde - Ah.. tem a ver com o petróleo lá em cima. Coloquei aqui só para lembrar... é também para que o leitor aprenda a ter um espectro mais amplo de análise antes de comprar, em notíciários, aquilo que é cool em tech...

...tudo funciona assim mesmo, de cima pra baixo. Não vão se meter a falar da parte de baixo sem pensar lá em cima.

0 comentários:

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster