terça-feira, 18 de setembro de 2007

Miguxês x Geek Chic


Há uma discussão ainda não terminada sobre as mudanças em curso na linguagem com a disseminação do uso da Internet por jovens. Sejam eles instruídos ou não, é evidente que há uma tranformação em curso... e ninguém faz muita idéia aonde isso vai parar.

Pode parecer cômico (e por vezes é mesmo) para alguns ou trágico (e na maioria das vezes é também) para outros, mas há pelo menos três idiomas usados na Web brasileira de hoje. O miguxês, o geek chic e o português coloquial. Todos apresentam variações que vão do tempero leve ao radicalismo total.

Fiz uma experimentação com um trecho do discurso do Steve Jobs, CEO da Apple, para os alunos de Stanford, publicado na revisa Época. Usei o que se pode chamar de forma pura de cada expressão. O geek chic funciona melhor no inglês, com o uso de números para formar fonemas: 4=for 2=tw, tu 8=eit, etc (gr8 minds = great mids). Mas, dá pra ter uma idéia do que se trata.

É bom frisar que o miguxês geralmente está associado a má-formação escolar, o que remete a algo quase incompreensível se nos preocuparmos com a escrita. O truque para isso é "ler" as palavras se concentrando no som delas... até pq a linguagem usada em Instant Messengers, scraps, etc é mais relacionada com a falada do que a escrita.

Não vou mostrar os erros de gramática porque isso é outro assunto. Pra resumir o que penso: a Internet deu poder de comunicação a uma leva de gente que não teve formação suficiente. Agora eles publicam de acordo com o padrão ensinado. A Internet e os blogs só trouxeram à tona um defeito do ensino que estava escondido nas periferias e nos cadernos de alunos preguiçosos e professores relapsos.

Mas, voltemos ao assunto.

Notem como o tom pomposo da fala desse ícone Pop do mundo dos computadores e da Internet ganha contornos cômicos no miguxês e parece quase um texto truncado no geek chic.


Português coloquial
Eu nunca me formei na universidade. Que a verdade seja dita, isso é o mais perto que eu já cheguei de uma cerimônia de formatura. Hoje, eu gostaria de contar a vocês três histórias da minha vida. E é isso. Nada demais. Apenas três histórias.
Geek Chic
3u NuNkд /\/\3 for/\/\3! nд un!v3R5!dдd3. Qu3 д v3RDдd3 53jд d!tд, !55o é o /\/\д!5 p3rto qu3 3u já cħϊ39u3! d3 1 c3r!/\/\ôn!д d3 for/\/\дturд. ħoj3, 3u 9o5tдr!д d3 contдr д vcz trê5 Ħϊ!5tór!дzz dд /\/\!nĦϊд v!dд. 3 é !55o. Nдdд d3/\/\д!5. Дp3nд5 trê5 Ħϊ!5tór!д5.
Miguxês
Eu NUnCa mi forMeI Na facu..... K A veRdaDi Sejah DItah...iXXu EH u + PeRtu ki eU jAH xXxEGUEi di 1 CERimOniah di fOrMATuRah...... HJ...EU GOStArIAH di kONTAh A vUxXxEixXx 3 HIstOriAxXx dah minhAh VIDAH...... i eH IXXU...... NAdAh d+...... ApeNAxXx 3 hIstoRiaxXxxxxxx......

A língua sofre... mas ela vem sofrendo há tempos. O pronome VOCÊ é o maior exemplo.
O lado bom (ou pelo menos mais entusiasmante disso) é que a linguagem está se transformando. Os internautas estão se apropriando do que possuem para experimentar novas formas. Alguns não gostam, até porque isso dificulta a comunicação com quem não está familiarizado. Outros aprovam e, apesar das dificuldades iniciais, aplaudem essa inovação.

UPDATE - gosta de miguxês? Use o Miguxator , no Aurelio.net. Foi brincando com esse sistema q eu me aventurei a escrever sobre isso.

4 comentários:

João Carlos Caribé disse...

Genial! Fiquei brincando com o Miguxator um tempão. Muito bom mesmo Gilberto, ja produzi um material bacana para umas camisetas.

Anônimo disse...

eu gostaria muito de falar sobre isso, mas travei. Os alunos até que não usam miguxês em sala de aula. Mas diante de algumas coiss que escrevem, eu preferia que usassem o geek.

Anônimo disse...

Muito bom o Miguxator ahahha

É uma bela crítica nos famosos emos/geeks/white nerdy eheheheh

Mas eu comentei por causa da foto. Que brega o colar hein... Haja coragem!

Unknown disse...

João
Não vicie nesse treco. Vc já não tem idade para ficar escrevendo em Miguxês.

Ale
Acho q nem quero imaginar o q eles escrevem...rs

Felipe
Eu tb achei brega. Teclado é um treco muito antigo... talvez uma memória flash.

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster