sexta-feira, 10 de agosto de 2007

A web e a glória de uma doença

A internet é um terreno fértil para gente doente e malvada ou elas só sabem usar melhor esse novo meio para se comunicar, linkar e fazer trocas e negócios???

Essa pergunta sempre me vem à mente quando vejo um texto sobre comportamentos doentios ou banditismos na web. Hoje li um sobre como é fácil achar material pró-anorexia no Youtube.... É.. é tão fácil como sempre foi desde que há Internet. Se a pessoa tem essa disfunção e tem orgulho disso é realmente muito fácil. Provavelmente ela já conhece expressões como "pró-ana" e "thinspiration", ou "mia", que são usadas como gírias para o assunto... a partir daí é só digitar em um buscador e ter uma lista de material sobre anorexia e bulimia.

Ou nem precisa... basta olhar uma propaganda qualquer. Nesse site do artigo havia um.... É... ao lado da reportagem sobre como o Youtube facilita a divulgação de material sobre anorexia havia uma foto de uma modelo anoréxica de biquini exaltando a dieta e o fitness.

Entre outras coisas, a Internet traz à tona coisas que antes eram compartilhadas em porões. A tecnologia, é bom sempre lembrar, é absolutamente neutra... vira boa ou ruim dependendo do uso.... Vc encontra material pró-ana e tb esse belíssimo documentário denunciando a anorexia, da HBO.

Voltando à pergunta.... para mim isso só é exemplar de como há diferenças de conhecimento na utilização dos recursos da Internet. É mais fácil achar material pró-ana do que aconselhamentos sobre essa disfunção alimentar e psicológica. Pior.. a linguagem é mais bem aplicada em um do que em outro...

E isso significa que a Internet é um demônio que espalha o Apocalipse na sociedade ou significa que quem deveria aconselhar e cuidar desses problemas ainda não entendeu o que é a cultura digital? Eu fico com a segunda.
.......... e com esse video do mesmo Youtube demonizado.

0 comentários:

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster