quinta-feira, 31 de agosto de 2006

O marketing vai às compras

Vc gosta de fazer compras? Então vc não tem filhos ou não vai com eles ao supermercado. Um dos teoremas da modernidade consumista atual diz que: "quanto mais filhos vc tem, mais demorada e insana é sua ida ao supermercado".
Transformar esse momento de martírio por corredores cheios de oportunidades de consumo, informação visual e sedução compradora é um dos desafios do marketing moderno. A última novidade que promete reverter o inferno das compras é o MediaCart. A engenhoca é resultado do trabalho de 25 marqueteiros e engenheiros vindos do setor militar.
Cansados de fabricar tanques e submarinos para destruir cidades inimigas, eles resolveram criar uma forma de propaganda que resistisse ao ambiente severo dos estacionamentos das lojas e bombardeasse a resistência do consumidor no chamado "momento da verdade" -- que é quando estamos diante da gôndola do supermercado, calculando o quanto temos na carteira, com os filhos puxando nossas blusas e gritando por um chocolate, quando conferimos se a etiqueta corresponde ao preço, pesquisamos produtos concorrentes, olhamos a carteira, nos perdemos nos layouts esquisitos das lojas, olhamos a carteira, damos bronca nas crianças...... etc, etc, etc..... Enfim, naquele momento gostoso e relaxante do dia.
O aparelho funciona com etiquetas RFID. Elas controlam o setor em que está o carrinho e mandam a oferta daquela seção. Se o consumidor está na seção de refrigerante, já aparece na tela o preço da Pepsi, por exemplo. É como se vc recebesse emails durante a compra com dicas de preço....
Os dados de cada compra, caminho percorrido, seção que permaneceu mais tempo, etc... são todos inseridos nos sistemas de computação das lojas e das agências de mkt. Segundo os criadores, é uma forma de melhorar o serviço daqui pra frente, com melhores ofertas e de acordo com o comportamento de consumo...
.
.
Em pesquisas prévias, os inventores descobriram que os clientes preferiram entrar em um supermercado com o MediaCart do que em um sem o treco. Nas respostas, os consumidores enfatizaram que o aparelho deixou as compras mais rápidas.... sim! provavelmente eles tinham filhos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Seu blog é bem legal,parabéns.
Achei no 'jesus me chicoteia'

se puder,me visita depois.

beijos

Anônimo disse...

muito interessante!! Principalmente por mostrar as novidades no ramo dos produtos que a gente sempre consome. O botão de desliga pode ser acionado? pq de repente pensei que pode ser tão antipático como aqueles vendedores das lojas de roupas que ficam querendo te dizer que aquele jeans ficou superlegal em vc, está c/ preço bom, que o tecido tem isso e aquilo... e vc está só a fim de comprar uma camiseta. ;)

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster