quarta-feira, 5 de julho de 2006

Vício em tech e a preguiça jornalística

Notícia publicada no portal MSN aponta que a compulsão por lançamentos tecnológicos tem explicação científica. Tudo está relacionado com a monoamina oxidase A, que causa o que os cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Yamagata chamam de neofilia: obsessão pelo "novo", vício por novidades.
(???)
O q me surpreendeu foi a passividade e a falta de profundiade do texto. Uma pesquisa rápida no Google mostra que a Monoamina Oxidase A é mais importante e complexa do que aparenta. A enzima é responsável pela comunicação entre os neurônios e a falta dela causa alteração no comportamento. O resultado de pouca dessa substância no organismo pode induzir ao autismo e a atrasos mentais. Também, em casos de disfunções hereditárias, causa agressividade e pode contribuir para o aumento da criminalidade. Não bastasse isso, pouca monoamina oxidase A causa depressão.

O estudo foi feito com 324 japoneses..... (!!!).. hmmmmm....!!!!

Então....
Serão só os japoneses malucos (se isso for verdade, muita comparação entre mercados ocidentais e o Japão cai por terra)? Será que isso é uma pesquisa que deveria ser feita somente por médicos ou deveria incluir sociólogos? Será o vício em tecnologia um remédio para depressão??
.
.

Não sei também se ligo a tal neofilia ao retardamento de alguns nerds, à agressividade dos gamers, ao PCC que usa muito celular ou à preguiça do jornalista que fez a nota.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu penso que isso aí seja mais uma das doenças inventadas. O pessoal inventa doenças o tempo todo. Como diz alguém no texto do Estadão... isso é consumismo puro! http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/jun/24/119.htm

Anônimo disse...

ah, e pelo que entendi dessa nota que vc publicou... o jornalista deu uma distorcida boa na informação direcionando-a para o ramo da info(money). As outras matéias não revelam essa preferência por "produtos tecnológicos"...
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u97303.shtml

Paula Pereira disse...

Hum, novo nicho em vista? Será que vão vender em farmácia? "Por favor, uma dose de tecnologia aí. Não, não é pra mim. É pra minha vó. Tá meio caidinha, sabe? Cortou o bingo. Lexotan não tá dando conta."

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster