sábado, 6 de outubro de 2007

Mangás 2.0, ou, liberou o fandub e a scanlation geral!!

É, eu sei que colocar algo copiado do conceito web 2.0 tá ficando monótono. Mas, não me ocorreu nada mais explicativo sobre o MangaNovel. O portal pretende divulgar a cultura japonesa pelo mundo afora. Aparentemente, não há nada melhor que o mangá para isso. Só que, em mercados fora do Japão um quadrinho desses, cheios de belos desenhos, crises de personalidade, demônios, semi-deuses e garotas de olhos grandes e brilhantes custam uma fábula. Mesmo assim, o interese por essa expressão artística cresce a cada dia.

Para sair dessa sinuca, a Toshiba Corporation decidiu apostar em um portal de mangás e na web 2.0. Funciona assim. Há uma cacetada de mangás disponíveis para download... e para tradução. Esse trabalho tem por objetivo "oficializar" uma prática comum, o scanlations (as traduções feitas em cima da cópia tirada no scaner)... Mas, eu acho q vai virar uma febre de traduções livres... É o fandub escrito!!!

O portal permite a comercialização das versões se a pessoa retornar a história traduzida. Mas, creio que muita gente vai pular esse passo e sair distribuindo o próprio trabalho em cima dos downloads. Afinal, quem não gosta de quadrinhos e desenhos japoneses?

Ainda é possível ler títulos inéditos de graça, fazendo um cadastro gratuito, ou comprar best sellers anunciados.... mas, aí nem tem tanta graça....

1 comentários:

Anônimo disse...

Adorei!

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster