quinta-feira, 30 de agosto de 2007

blogs x Estadão

Ontem teve debate no OESP para botar a limpo a campanha que o jornal fez e generalizou o conteúdo publicado em blogs. Achei um detabe morno e que muitas vezes parecia coisa de colegial x professor.

  • Adivinha quem tinha cara de colegial e quem tinha de professor?

O jornal destaca hoje, numa legenda na capa de tecnologia, que "Debatedores da TV Estadão chegam a um consenso sobre credibilidade de blogs: tem muito lixo na internet". Não vi isso, e creio q se um blogueiro notar q essa foi a idéia publicada vai ficar mais p... ainda.
  • Note que os blogs viraram "debatedores da TV Estadão"
Só q.. os blogueiros q me perdoem. Mas, faltou articulação e conhecimento de causa... Pior... e o jornal ainda saiu bem na fita pq vai se vangloriar de ter "botado um assunto importante como esse para a sociedade discutir"... (é, pq só assim as coisas vão para a sociedade, segundo esse pensamento).

Minha conclusão sobre o debate é que nem Estadão nem blogueiros sabem o que está acontecendo.

e... Chega.
só quero aqui lembrar três fatos pró-blogs q foram simplesmente esquecidos.

- Catarro Verde fura a mídia e descobre plágio no discurso do senador ACM.

- O repórter Jayson Blair publica seis meses de matérias fraudulentas no NY Times e ninguém descobre. Qdo a Wikipedia teve fraude, descobriram em dias.

- A colunista Márcia Peltier é acusada de plágio de um txt do Pedro Dória (q, aliás estava no debate). O link é o Interney, site cujo dono - Edney Souza - tb estava no debate.

... tb há vários casos no Orkut de comunidades saíram antes com a discussão. Eu mesmo já postei coisas q só vi depois na mídia. A última é esse post abaixo do Reportwitters, destaque no IDG de hj.

... ninguém citou q jornalismo tem (segundo o Paulo Francis) 90% de releases publicados, tem matéria requentada, tem gillettepress...
Mas,.... vá lá entender esse pessoal q se mete a debater e conversa mesmo só depois na mesa de bar... foi assim no blogcamp e agora nesse evento do Estadão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vale a pena ler a minha versão do desenrolar do debate: http://www.adnews.com.br/teste/novo/newsrss.asp?Cod_Noticia=53451

Realmente faltou preparo e colaboração, teve muita gente me enviando dicas do que poderia ser dito após o debate e não antes.

De qq forma foi uma boa experiência, se houverem novas oportunidades não serei mais tão inocente.

Anônimo disse...

Na mosca! É boa parte disso aí (gilete press, releases na íntegra etc) o que sempre digo na sala de aula para os "futuros jornalistas" com quem trabalho. Estou sempre tentando mostrar como o impresso vira e mexe publica coisas velhas e todo mundo lê e nem comenta... A semanal da Abril mesmo esta semana traz mais uma vez um assunto pra lá de batido sobre os tais kidults. Esse lixo impresso precisa de fluidez...

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster