terça-feira, 18 de julho de 2006

Quem lê tanta notícia?

Estava fazendo uma limpeza no meu email qdo achei uma notícia de outubro/05, do NY Times, sobre os desafios dos jornais diários em entenderem o mundo on-line. Duas frases me chamaram a atenção:
"O que não me deixa dormir é que os leitores mais jovens não querem o tipo de jornal comum. Eles estão buscando formas alternativas, porque gostam mais e acreditam mais nelas, que às vezes têm qualidades de vanguarda que os jornais entregues na porta não podem se arriscar a dar", disse Brian Toolan, editor do Hartford Courant.
.
.
"Um dos produtos centrais de um jornal não é a notícia ou a informação. É a influência da comunidade, criada com produto editorial de alta qualidade. Ao cortar pessoal, os jornais não estão fazendo sua segunda colheita, estão queimando o celeiro", disse Philip Meyer, professor da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e autor de "The Vanishing Newspaper: Saving Journalism in the Information Age"
.
--->
Não precisa ser especialista para sacar que nem jornais nem qq mídia de massa consagrada estão escapando de uma escorregada nessa "transição".
Alguém me explica a vantagem de ler o noticiário da Copa no dia seguinte se eu podia acessar instantâneamente tudo pela web.. com imagens, video e som!?!?!!!!?!!
Para piorar, a propaganda online está crescendo. Apesar de ser a menor fatia do bolo ainda - menos de 10%- é a parte q mais cresce - cerca de 30% ao ano contra quase nada das outras modalidades... e é no mundo online q estão as maiores oportunidades de marketing, com o novo canal de divulgação e relacionamento q a mídia interativa proporciona...
E quem está sacando essa transição???
Bom... A Telefónica, com a TV online Imagenio... o megahiperblastermastermilionário que adora uma social network, Rupert Murdoch, o The Times e seu serviço de TV online,...
Surpresa! Há relação possível para modelos de negócio nessa transição. É o que diz o Centro para Estudos de Mídia da
Ball State University. Jornais impressos são mais lidos de manhã, após isso necessitam de apoio da web...
Apoio.
Não é replicar o q já lemos de manhã ou no dia anterior...
Eita coisinha fácil de entender... mas difícil de aplicar....

1 comentários:

Edu disse...

Giba, realmente, é por aí. Não sei se vc lembra aquela matéria que escrevi sobre o futuro da mídia. Os caras de jornais acham que partir para a internet é simplesmente replicar o conteúdo do impresso na rede. O que já se mostrou ineficiente. Os caras estão parados no tempo e tentam barras qq iniciativa interessante e que realmente vale a pena. A exemplo da TV Digital.

É a mesma proporção do "social networking". Todo mundo sabe que é bacana, importante, mas ninguém sabe o que fazer direito com as comunidades - nem o Google com o Orkut sabe. Ou seja, o negócio está lá e ninguém ainda descobriu direito como ganhar dinheiro com isso.

Aliás, parabéns. Seu blog está cada dia melhor cara. Vc sim devia arrumar uns patrocinadores para seu blog.
abraços

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster