domingo, 18 de dezembro de 2005

Teoria dos jogos


Tem coisas que só o tempo esclarece. Quem diria que eu já sabia o que era a Teoria dos Jogos mesmo antes de saber o que é Economia... Aconteceu há muito tempo - qdo eu ainda jogava futebol.... tchiyyypuuu uns 20 anos......
Havia um zagueiro de um time adversário, chamado Toco.... Era tipo aquele zagueirão uruguaio, do qual vc só consegue passar em pedaços desconjuntados... Sempre tive essa figura como um ogro bronco neandertal. Desconfiava, inclusive, que o apelido era Tosco, não Toco.
Mas, depois de rever uns papéis que guardo sobre Economia Moderna vi q ele nada mais era do que a perfeita encarnação da Teoria dos Jogos.
Toco não deixava barato... se um centro-avante metido a craque tentava dribá-lo.... cacete!!!! Ele quebrava o cara no meio. Se tentasse de novo, o zagueirão deixava o cara em pedaços menores.. e assim ia....
Mas, se o atacante ia na manha e driblava ele sem humilhar: "O cara é bom... é o jogo... " e tal....
Na época achava o tal Toco um protótipo de açougueiro... mas era Tit for Tat. A mais brilhante encarnação da Teoria dos Jogos (que é a moda atualmente em Economia e que rendeu ao americano Thomas Schelling e o israelense Robert Aumann o último Nobel de Economia).
... Era olho por olho
ou
... tomaladacá....
Bastava respeitá-lo q ele jogava feito um gentleman (na maneira zagueirística de ver isso)...
Mas, meter uma no meio das canetas era voadora na certa.
Toco me ensinou o qto é importante saber com quem se mete... Saber o qto é importante respeitar o adversário...ou não respeitar, mas saber lidar com o revide.

0 comentários:

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster