Twitter para jornalistas
TweetTrês notícias que olhei nesta manhã pós-feriado formam um guia de como o microblog Twitter pode virar uma excelente ferramenta na mão de jornalistas. A primeira é uma entrevista com uma das boas cabeças pensantes no tema "novas mídias", Jeff Jarvis, no jornal Público, de Portugal. A entrevista com ele foi agendada graças ao poder de disseminação das mensagens desse site. O texto explica logo no começo:
Adepto das novas tecnologias, foi graças a elas que esta entrevista se realizou. Jarvis deslocou-se a Lisboa para uma reunião de trabalho, e escreveu sobre isso no Twitter (um popular serviço de microblogues). Um jornalista do PÚBLICO leu e enviou-lhe um pedido de entrevista. Jarvis acedeu, e escreveu de imediato no seu Twitter: “O Twitter é espantoso. Um repórter de Lisboa viu que estou aqui e quer falar.”Leiam. É muito bom.
Outro link é do inglês Journalism.co. É uma espécie de manual sobre como usar o Twitter e os serviços criados em volta dele para produzir e divulgar notícias. Para iniciantes... e mesmo para iniciados, já q traz uma boa lista de ferramentas interessantes.
Por último, a notícia que mostra a força da networking (e o Twitter tem sido a melhor ferramenta para novidadeiros construírem uma networking). Um estudante americano preso no Egito por fotografar uma exposição usou o microblog para avisar amigos e pedir ajuda. A história completa está no G1.
"No jornalismo, as boas ideias são do público". Esse é o título da reportagem com Jarvis no Público de Portugal. E, lendo esses links, fica difícil discordar.
Atualização importante: Li esse post no blog do Alex Primo - “O Twitter vai terminar de matar o jornalismo. Será?”. - essencial.
1 comentários:
O Twitter tem, de fato, se tornado uma grata surpresa. É um excelente agendador, sem dúvida. Já me rendeu idéias de pauta muito interessantes.
O que gosto mesmo, porém, é do fato de ser bem servido de mentes afins. Nunca vi um reduto tão grande de indivíduos que pensam mídia e que gostam de compartilhar esses pensamentos para uma finalidade comum.
Postar um comentário