Mundos virtuais em alta
TweetA Pequena Lista de Mundos Virtuais que fiz aqui no Techboogie já disparou para ser o post mais visitado desse humilde blog. Enquanto esse texto vai bombando, não se vê tanta notícia boa sobre os irmãos do Second Life.
É uma pena. Essa busca incessante pelo tema aqui no blog mostra que há algo nos mundos virtuais que atraem os internautas. Pq? Difícil dizer, hein?!?!?
Duvido que alguém tenha alguma certeza, pelo menos nessas alturas dos acontecimentos... se é porque isso vira um jogo divertido, se é para exibir sua geekice e equipamentos potentes, se é para conhecer mais gente ou qq outra coisa.
Muito desse público é criança e jovem. Já desconfiava disso pelas entradas procurando Habbo Hotel, bichinho virtual, Second Life para meninas, mundo virtual para animais, etc. Mas, comprovei mesmo esse fenômeno quando vi a pesquisa da e-Marketer sobre essa fascinante ligação entre jovens e os mundos virtuais, que saiu hoje.
Outra prova é a lista dos termos mais procurados no Google, em 2007. Lá, aparecem dois mundos virtuais para jovens: Webkinz e Club Penguin (recém comprado pela Disney).
iphone
webkinz
tmz
transformers
youtube
club penguin
myspace
heroes
anna nicole smith
A Nielsen NetRatings avalia vez ou outra mostra o crescimento desse tipo de site Em 2007, o Webkinz despontou como um fenômeno. De janeiro a junho o número de visitantes únicos passou de 2.310 para 6.395, quase a totalidade de jovens americanos. Já o Club Penguin vai crescendo aos poucos. Enquanto não há grana de propaganda da Disney, o boca-a-boca vai cuidando de angariar novos adeptos. Aqui no Brasil já tem muita criança q sabe o q é o site.
Nos meus relatórios, o Habbo é o maior destaque. Creio q pelo visual simples e pouca carga no equipamento.
Desconfio q muitos q buscam isso sejam pais querendo iniciar os filhos nos mundos virtuais, mas não tenho provas disso... é quase uma intuição. Digo isso porque as palavras procuradas estão corretamente grafadas e não trazem gírias ou erros gramaticais comuns de jovens.
Essa CURIOSIDADE sobre o tema deve ser acompanhada por mais uma enxurrada de empresas interessadas em entrar nesses ambientes 3D.
- A Coca-Cola entrou no There.com há dias.
- A Nike botou a marca no Zwinky junto com celebridades do esporte.
Uma reportagem q fiz em agosto sobre o tema eu usei o título "Entre agora, saia já, volte sempre".... Se vc saiu, essa é a hora de voltar, só para ver como está tudo por lá. Pode estar crescendo algo q vc provavelmente não acreditaria se não visse com seus próprios olhos de avatar.
2 comentários:
Giba, vc sempre nos dando os novos mapas da Cybercultura! muito obrigado ;)Gil Giardelli
legal, legal.
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