A blogsfera não existe
TweetÉ paia...
mentira,
caô...
jargão no pior sentido da palavra marketeiro para explicar algo q muitos não entendem.
Coisa de quem não tem vivência ou conhecimento para entender o oceano de individualidades que se juntam - às vezes - mas se desmancham no ar (ah, que frase marxista linda).
Chamar um conjunto de blogs de blogsfera é pegar um fenômeno típico do século 21 (esse aí mesmo, com globalização, falta de utopias políticas, sucateamento do ensino tradicional, descentralização das mídias, comoditização de bens e acesso...etc) e jogá-lo no século 20.
Eu ouço blogsfera e lembro de SINDICATO. Tem um grupo que é unido e coeso e obedece a seus líderes, escolhidos de alguma forma... geralmente em eleição na qual a elite da categoria se faz representar. Eita perigo hein?!?!?!? Se isso acontece nos blogs é sinal que o Bazar virou Catedral....
...bazar, catedral.. onde foi q li isso já???
A blogsfera existe enquanto tornado. Se houver uma sequência de eventos favoráveis, um punhado de blogs e blogueiros se unem e avançam em cima de algo... causando um impressionante show de comunicação e destruição de paradigmas.
e... de repente.. tudo some de novo.--->puf!Se houver outro tornado ele será diferente do anterior.... e de novo some. Quem participou de um pode não estar no próximo. Ou.. talvez estivesse, se o anterior não durasse tanto e estivesse tão legal.... e, também, se não tivesse extrapolado seu objetivo e tornado-se (uia, tem concretismo aqui!!) uma metabriga.
Isso, a blogsfera
NÃO EXISTE! Mas, a Memética sim.
0 comentários:
Postar um comentário