blogs x Estadão
TweetOntem teve debate no OESP para botar a limpo a campanha que o jornal fez e generalizou o conteúdo publicado em blogs. Achei um detabe morno e que muitas vezes parecia coisa de colegial x professor.
- Adivinha quem tinha cara de colegial e quem tinha de professor?
O jornal destaca hoje, numa legenda na capa de tecnologia, que "Debatedores da TV Estadão chegam a um consenso sobre credibilidade de blogs: tem muito lixo na internet". Não vi isso, e creio q se um blogueiro notar q essa foi a idéia publicada vai ficar mais p... ainda.
- Note que os blogs viraram "debatedores da TV Estadão"
Minha conclusão sobre o debate é que nem Estadão nem blogueiros sabem o que está acontecendo.
e... Chega.
só quero aqui lembrar três fatos pró-blogs q foram simplesmente esquecidos.
- Catarro Verde fura a mídia e descobre plágio no discurso do senador ACM.
- O repórter Jayson Blair publica seis meses de matérias fraudulentas no NY Times e ninguém descobre. Qdo a Wikipedia teve fraude, descobriram em dias.
- A colunista Márcia Peltier é acusada de plágio de um txt do Pedro Dória (q, aliás estava no debate). O link é o Interney, site cujo dono - Edney Souza - tb estava no debate.
... tb há vários casos no Orkut de comunidades saíram antes com a discussão. Eu mesmo já postei coisas q só vi depois na mídia. A última é esse post abaixo do Reportwitters, destaque no IDG de hj.
... ninguém citou q jornalismo tem (segundo o Paulo Francis) 90% de releases publicados, tem matéria requentada, tem gillettepress...
Mas,.... vá lá entender esse pessoal q se mete a debater e conversa mesmo só depois na mesa de bar... foi assim no blogcamp e agora nesse evento do Estadão.
2 comentários:
Vale a pena ler a minha versão do desenrolar do debate: http://www.adnews.com.br/teste/novo/newsrss.asp?Cod_Noticia=53451
Realmente faltou preparo e colaboração, teve muita gente me enviando dicas do que poderia ser dito após o debate e não antes.
De qq forma foi uma boa experiência, se houverem novas oportunidades não serei mais tão inocente.
Na mosca! É boa parte disso aí (gilete press, releases na íntegra etc) o que sempre digo na sala de aula para os "futuros jornalistas" com quem trabalho. Estou sempre tentando mostrar como o impresso vira e mexe publica coisas velhas e todo mundo lê e nem comenta... A semanal da Abril mesmo esta semana traz mais uma vez um assunto pra lá de batido sobre os tais kidults. Esse lixo impresso precisa de fluidez...
Postar um comentário