sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Enjaulando redes sociais

A MTV, empresa da MEGACORPORAÇÃO de mídia Viacom, já botou no ar o seu clone do Twitter. É o Backchannel, uma plataforma de microblog que servirá de canal de interação entre os fãs da novela-bisbilhotagem The Hills.

Qdo o programa for ao ar (há uma contagem regressiva no portal), as pessoas vão ter algo mais a fazer do que sentar-se no sofa e ver TV. Elas poderão fazer comentários sobre o que acontece e iniciar algumas polêmicas com outros fãs também on-line.

Ué, mas não poderiam fazer isso do Twitter mesmo? Pois é, podiam. Mas, as empresas têm mania de enjaular comunicação e comportamentos. Controle e padrões são conceitos que ainda imperam nas empresas, sabia? É com isso que é feita a gestão como a conhecemos hoje.

A MTV promete premiar os melhores comentários e picardias. Será uma espécie de ALPISTE PREMIUM para quem entrar nesse mundinho fechado e controlado.

Será um chat oficial do programa. Pra mim, algo esquisito e ruim. Duvido que a empresa não expulse quem se exalte ou queira conversar sobre outras coisas durante a programação. O Backchannel foi feito pra promover o "The Hill", qualquer coisa longe disso deve ser monitorada e limpada pela MTV.

Ah! Nessa semana também surgiu o Yammer, um Twitter corporativo. A idéia é que ele ajude no controle de projetos. Vc resume o que está fazendo ou procurando. Se outros colegas se interessam, te respondem e aí começa o workflow.

Pra entrar, vc precisa ter um email da empresa onde trabalha. Lá dentro, vc fala com as pessoas que têm o mesmo endereço após a @. Ou seja, vc consolida o consolidado. É como se o Yammer fosse uma salinha de café digital... muito longe de ser o boteco da esquina onde vc toma cerveja depois do expediente.

É uma tendência natural que as empresas façam isso. Elas ainda vivem sob esse paradigma da gestão do exagero do controle.... e a colaboração tb deve ser controlada. Mas, vc sabe a diferença de interação, networking e inspiração entre a máquina de café do corredor da empresa e o boteco, não sabe?

3 comentários:

Rodrigo Gonzatto disse...

bela coluna

Diego Monteiro disse...

Oi Gilberto,

Interessante como você está encarando o uso da MTV e do Yammer.

Concordo com você a respeito do excesso de controle das organização.. tanto que tenho escrito muito sobre isso em meu blog. Porém, nesse caso dessas duas ferramentas eu não encaro como um reflexo do controle das empresas, mas sim uma boa estratégia a primeira vista!

Na web 2.0 há as grandes tendências e as especializações, no começo havia as grandes comunidades depois elas se especializaram olhe o Facebook (com grande força em pessoas com mais de 20 anos), o MySpace (com grande força com quem gosta de música e teens) e o Linkedin (para o publico profissional).

Nesse caso o twitter tem algumas limitações por ser generico... e sua aplicacao na MTV e o Yammer me parece que se encaixam nisso! apesar, de que o da MTV poder funcionar bem com o twitter.

Gilberto Pavoni Junior disse...

Rodrigo, obrigado pelo elogio.

x-x-


Diego,
O Backchannel é um avanço sem dúvida, ainda mais em termos de Viacom, q ainda vive sob o signo do: põe cerquinha e fecha torneirinha.

Mas, tb não deixa de ser põe cerquinha e fecha torneirinha.

O Yammer é um Twitter domesticado

Assim como já tentaram fazer Instant Messengers domesticados.

Marcadores em Destaque

 
Template design by Amanda @ Blogger Buster